COMO SER MODELO | DAPHNE MODEL AGENCY

COMO SER MODELO

Primeiro gostaria de fazer uma apresentação da nossa agência, como nosso mercado funciona e como funciona o seu desmembramento.

A Daphne Model Agency, é uma agência de modelos e atores, operando a mais de 18 anos no mercado nacional e internacional. Situada em São Paulo, na Rua Ribeirão Claro, 59, Vila Olímpia. Tel. 011 2344-4100.

A Daphne Model Agency, representa modelos/atores, no mercado Fashion e TV/Comercial e também agencia programas de televisão.

Como funciona o mercado comercial e de atores.

É desmembrado em:
1. Cliente Final
2. Agência de Publicidade
3. Produtora de Cinema/Estúdio de Fotografia
4. Produtora de Casting
5. Daphne Model Agency
6. Ator/Modelo

O Nosso cliente, essencialmente, é a produtora de casting. Ela entra em contato com a agência e solicita os perfis que está procurando como ator ou modelo. Automaticamente, os nossos Bookers, procuram no nosso sistema de casting os composites virtuais, atualizados e com informações dos modelos que se enquadram no perfil solicitado pelo cliente. Ao enviar os composites, a agência garante ao cliente que as fotos e medidas são fiéis ao modelo real que faz parte do nosso casting, para que o cliente possa assim selecionar o perfil desejado. Muitas vezes, o modelo quer que a agência o represente sem ter o seu material atualizado, inadequado ou com fotografias caseiras. Com isso, indo para castings errados e acabam irritando os clientes. Se o cliente está querendo uma loira, devemos mandar uma loira conforme o material que enviamos.
Muitas vezes o modelo vem com o material incompatível, achando que vai ter sucesso. Lembre, o seu material tem que ser compatível como você está hoje, pois o seu composite é o seu catalogo e o seu material é o seu cartão de visita. Quanto melhor o seu material, mais chances você tem de ir ao teste. Modelos sem material são como um dentista sem consultório ou um taxista sem táxi.
Modelo mal vestido, não adianta nem ir ao teste, porque a avaliação é do conjunto. Postura é tudo na apresentação.
As produtoras, só querem ver os modelos que foram pré-selecionados. Não adianta ir ao teste, se a sua agência não lhe chamou. Cria um transtorno tanto para você quanto para o seu Booker.
Dica para escolher uma agência: Veja o tempo de atuação da agência, quem são os bookers, o ramo de atividade dela, lembrando que quem escolhe/aprova o modelo, é o cliente final. Sempre certifique-se, que seu material está adequado, perante a mesa de bookers, e que seus dados estejam sempre atualizados, já que são eles, que vão os representar.
Nunca venha na agência, mal vestido. Porque tanto temos freqüência de atores/modelos quanto de clientes. Se você quer viver da sua imagem, cuide dela.

Não adianta também, ter um material cheio de tratamento de imagem, pois o mesmo, descaracteriza quem você é. Por isso que muitas vezes, você vai a muitos testes e não tem aprovação.

Como funciona o mercado fashion.

É desmembrado em:
1. Cliente Final
2. Agência de Publicidade (em algumas vezes)
3. Stylist
4. Produtor
5. Daphne Model Agency
6. Modelo

O Fashion é um segmento diretamente envolvido a moda, vestuário e tendências.
Nesse segmento, os modelos são contratados para: Desfiles, Catálogos, Convenção, Campanhas, Revistas, Show Room e Fitting
Desfiles de grande visibilidade nacional e internacional:
-Um modelo feminino, necessita no mínimo ter 1,76m , 89 de quadril e pernas longas.
-Um modelo masculino, necessita no mínimo 1,84m, também com uma proporção de corpo, não sendo magro ou forte demais.
Obviamente, existem algumas exceções. Quando a Marca está criando um desfile temático ou celebridades estão envolvidas.
Já nos outros segmentos de trabalho citados acima, essas medidas tão exatas, são desconsideradas.
Uma modelo fashion, obrigatoriamente, tem que saber andar com salto n.12. Isso requer muito treinamento e postura.
Uma Top Model, se destaca por se adequar , no jeito de desfilar , ao estilo/comportamento da Marca a qual está representando. Podemos observar no YouTube, a mesma modelo desfilando de formas diferentes. Nem parece a mesma pessoa.
Nossa sugestão: Não comece a fazer um curso de passarela, sem que você tenha equilíbrio ao salto n.12. Porque se você não sabe andar, você não vai conseguir projetar o comportamento da marca. Muitas vezes, a modelo acha, que desfilando apenas de uma forma, ela vai ter sucesso. No qual não é verdadeiro. Envolvem outros elementos.
Resumindo: Uma Top Model, é quase como uma atriz.
Hoje, existe mundialmente, um mercado gigantesco para o Plus Size e Maduros, que são modelos, acima das medidas convencionais no mundo da moda. Fazendo desfiles, editoriais e campanhas do seu próprio segmento.

Sobre Modelo/Ator Comercial:

Essencialmente publicidade, tanto na mídia impressa, como na eletrônica.
Mídia Impressa: Catálogo, Flyer, Folheto, Revista, Jornal, Outdoor, Banner e outros.
Mídia Eletrônica: TV, Internet, Vídeos Internos e outros.
Nesse caso, os segmentos são: Principal, coadjuvante e figurante.
Muitas vezes, nos filmes com texto, os modelos se queixam, por só fazerem figuração, não observando que os principais e coadjuvantes, são atores formados, com DRT.
Em contrapartida, filmes sem texto, tanto os modelos, quanto os atores, tem a mesma chance de atuar no mesmo.
No Comercial, não há faixa etária e nem estereótipo para ter sucesso. Muitas vezes, as pessoas entendem, que com 25 anos ou mais, estão fora do mercado. Muito pelo contrario. Todas as campanhas de bebida alcoólica, determinado pelo Ministério da Saúde, o ator ou o modelo tem que ter acima de 25 anos.
Observe na revista Veja, que é a de maior circulação nacional, a publicidade, não é essencialmente o estereótipo de modelo e sim de gente comum. Isso comprova, que há espaço para todos.
Tipos de atores:
Para todo o tipo de ator, existe um treinamento diferente e escolas especializadas.
Ator de Teatro: O treinamento envolve muito mais a expressão corporal e facial, já que os teatros são grandes, e quem está na ultima fileira, precisa entender o espetáculo.
Ator de Cinema Publicitário: Ele é como um vendedor, treinados para vender o produto anunciado.
Ator de Televisão/Filme : É um treinamento de posicionamento, expressão e voz, sobre as câmeras no espaço da filmagem.
Lembrando que o ator, atua a criação do diretor e roteirista. Ele tem a capacidade de transformação, de um vilão para um mocinho, de um grande empresário ao faxineiro da escola.
O Apresentador já não é um personagem. São pessoas com tiradas e raciocínio rápido, seguem uma linha, mas não seguem um roteiro.
Internacional:
As agências de fora, tem a tendência de representar modelos que fazem tanto o comercial como o fashion, já que é adiantado por conta da agência do exterior, todas as despesas de agenciamento, viagem e moradia. Nossa recomendação é que você não viaje, se você não falar Inglês. Português é a língua do Brasil e Inglês é a língua do Mundo. Sempre tem alguém que fala inglês. Até por questões de saúde e segurança. Antes de viajar, pegue referências da agência e leia com muita atenção os contratos, e também, exija o visto de trabalho. Levante todas as informações possíveis sobre a agência e não assine o que você não entendeu. Para isso, sempre procure, um agente ou uma agência no Brasil, para garantir a segurança da sua viagem.
Lembrando que o nosso mercado é fascinante, respeitoso e é das agências de modelo/atores que envolve toda mídia impressa e eletrônica.
Espero ter podido esclarecer à todos vocês, como funciona nosso mercado.

Atenciosamente,
Diretoria,
Daphne Model Agency

DICAS DO DIA PARA MODELOS FEMININOS!!!
Itens básicos para modelos.

O que não pode faltar na sua bolsa??

1º biquíni
2º Salto alto.
3º Maquiagem
4º Escova de dentes.
5º Tapa Sexo
6º Celular.
7º Todos seus documentos em dia.
8º Um bom livro/Ipod/Tablet, é sempre indicado para castings demorados

Tenha sempre uma barrinha de cereal. já que não sabe o tempo que levará o casting, ou a duração do trabalho.
Para obter maiores resultados, é necessário um bom book, uma apresentação pessoal impecável.
Evite: Estampas, cores fortes, acessórios extravagantes e bordados.
Sempre com o cabelos limpos e secos. Unhas bem feitas, depilação em dia, próximo aos “seus dias” sempre tenha um absorvente e higiene pessoal geral.

Bom trabalho a todos!